Tratamento do Infarto


Ecocardiograma



18-Ecoca]
image-1043

 

O que é?

É um método diagnóstico que utiliza um princípio semelhante ao do ultrassom. É muito usado para a detecção de alterações estruturais ou funcionais do coração, pois fornece informações sobre a anatomia e a morfologia do órgão. Permite avaliar as medidas e a mobilidade das  válvulas cardíacas e das paredes das diferentes cavidades do coração, além de características do fluxo sanguíneo.

Por que fazer o exame?

Determinados resultados do ecocardiograma podem sugerir uma doença em fase inicial ou até congênita que não tenha se expressado até aquele momento. Um dos principais objetivos do exame é determinar se existem alterações estruturais no coração como hipertrofia (aumento do músculo cardíaco), por exemplo.

Como é realizado?

O paciente fica deitado de barriga para cima, inclinado sobre o lado esquerdo. É aplicado um gel no tórax para facilitar a condutividade das ondas sonoras. O técnico também coloca sobre o peito do paciente um pequeno dispositivo semelhante a um microfone, denominado transdutor, que será responsável por captar o retorno dos sons e ajudar a formar as imagens do músculo cardíaco. O exame dura em torno de 20 minutos.

Existe algum tipo de preparo específico?

Para adultos, não. Para crianças, recomenda-se jejum de 4 a 6 horas. No caso de crianças pequenas, pode-se recorrer à sedação para evitar que ela fique agitada e atrapalhe a captação das estruturas cardíacas.

Quando sai o resultado?

Em aproximadamente cinco dias.

Preço

De R$ 135 a R$160, mas o valor pode variar de acordo com a clínica particular. Grande parte dos convênios cobre esse tipo de exame, que também está disponível na rede pública.

 

 

 

Veja Também