Depende de pessoa para pessoa. As pesquisas científicas não são consensuais em afirmar que sim ou que não, mas nos mostram que, ao parar de fumar, alguns fatores contribuem para esse resultado. Um deles é que, ao parar, a pessoa tem a sensação de que o metabolismo desacelerou. A nicotina age em receptores cerebrais ligados ao metabolismo, acelerando-o até 3 vezes. Quando a pessoa para de fumar , o metabolismo volta ao normal, e junto com as crises de ansiedade e a melhora significativa no paladar, pode aumentar a vontade de comer e, consequentemente, haver ganho de peso.
Veja também: Cardápio de 7 dias auxilia no combate ao vício do cigarro
Veja também: Cigarro e Coração
Esse questionamento é bastante comum entre as pessoas que querem largar o vício. Muitas delas até desistem porque têm medo de ganhar alguns quilinhos. Mas é preciso cuidar para que esse pensamento não desencoraje os que anseiam por uma vida mais saudável, já que o cigarro é um dos principais fatores de risco para o infarto.
Algumas mudanças de hábitos vão impedir que você tome aquele susto ao subir na balança. Optar por alimentos menos calóricos e praticar exercícios físicos são medidas suficientes para evitar acúmulo de gordura. Sabemos que não é tarefa fácil, então vamos te dar umas dicas.
O primeiro passo é ficar longe de guloseimas como doces, biscoitos, chocolates e salgadinhos. Esses alimentos normalmente são os primeiros que procuramos nos momentos de ansiedade. É comum ter vontade de um docinho logo depois do almoço, mas faça o máximo de esforço para não ceder, a vontade deverá passar depois de alguns minutos.
Uma alternativa bastante eficaz para driblar a compulsão é preparar porções de petiscos saudáveis para beliscar. Coloque pedaços de frutas (pera, maçã, morango, mamão, uva) ou de hortaliças (cenoura, pepino, tomate) em potes de fácil acesso.
O consumo de proteínas magras e de suplementos alimentares também ajuda a reduzir o risco de aumento no peso, já que aceleram o metabolismo e reduzem a necessidade de comer de forma compulsiva.
Para finalizar, procure alimentar-se a cada três horas. Isso reduz a ansiedade e contribui para a manutenção do peso, porque acelera o metabolismo. E não se esqueça do básico: tomar muita água, sempre.