Criada durante a Primeira Guerra Mundial pela U.S. Food and Drug Administration (FDA), agência responsável pelas reservas de comida tanto do exército americano quanto dos aliados, a Segunda Sem Carne tinha como objetivo reduzir o consumo da proteína pelas famílias americanas e, consequentemente, ajudar na guerra, já que a carne iria para os soldados.
Apesar da iniciativa ter tido grande adesão popular durante a Segunda Guerra Mundial, após o período de conflito ela foi deixada de lado e só voltou a virar pauta em 2003, quando o famoso publicitário de saúde pública Sid Lerner retomou a campanha mas, agora, com um novo objetivo: prevenir doenças causadas pelo excesso de consumo de carne.
No Brasil, a campanha foi lançada em 2009 pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), que também trabalha para que a ideia seja implementada pelo poder público.
A redução do consumo de carne é capaz de reduzir o gasto de água e emissões de gás carbônico, por exemplo, mas os principais benefícios estão associados a sua saúde. Isso mesmo! Realizar essa mudança na alimentação pode diminuir as chances de:
Agora que você já sabe como a iniciativa pode ajudar na sua saúde, que tal considerar diminuir o consumo de carne da sua dieta tirando essa proteína de seu cardápio, pelo menos, às segundas? Ah, e para te incentivar, saiba que segundo a SVB o Brasil é o país que mais adere à campanha.