Entre os meses de junho e setembro, devemos ter cuidados redobrados com a saúde. Além das doenças virais comuns na estação, como gripes e resfriados, doenças cardiológicas também têm maior ocorrência no período. Esse fato ressalta a importância de todos estarem atentos à saúde de seus corpos e corações.
Por conta das temperaturas baixas, os vasos sanguíneos tendem a se contrair. Com menos espaço nas veias e artérias para a circulação sanguínea, existe um aumento da pressão arterial, o que pode causar a aceleração dos batimentos cardíacos, assim como fortes dores no peito.
Durante a prática de esportes, por exemplo, o coração precisa receber maior quantidade de sangue para distribuir aos órgãos, que estão trabalhando em maior velocidade e necessitando de mais nutrientes e oxigênio do que o normal. Esses componentes são encontrados na corrente sanguínea e bombeados pelo coração em velocidade acelerada. No inverno, com a contração das veias e artérias, o coração deve trabalhar muito mais para conseguir bombear o sangue para todo o corpo.
Portanto, estar agasalhado durante os exercícios físicos no frio é importantíssimo. Ajudar o corpo a se manter aquecido propicia um melhor cenário de trabalho para o organismo. Outras providências que podem ser tomadas são: antes de sair fazer um bom aquecimento de todos os músculos que serão trabalhados e, se possível, exercitar-se em ambientes fechados. Imprescindivelmente, realize um check-up cardiológico com seu médico quando decidir iniciar qualquer tipo de atividade física. Outra dica essencial é a seguinte: se sentir calor durante a prática de seus exercícios, evite tirar os agasalhos em baixas temperaturas.
As doenças virais que ocorrem nos períodos mais frios, como gripes e resfriados, também constituem um perigo para o coração. Essas enfermidades ocasionam inflamações em todo o organismo, ao passo em que o mesmo defende-se contra elas. As inflamações, quando presentes no coração, podem romper as placas de gordura nas artérias, que serão afetadas pela gordura, propiciando pouco espaço para a circulação do sangue. Quando isso ocorre, existe grande possibilidade de infarto, tendo em vista a falta de sangue no coração.
O coração idoso é o que mais requer atenção durante o inverno. Pessoas mais velhas que fazem tratamento contra doenças cardiovasculares precisam estar de olho em seus hábitos e saúde. É essencial (não só durante a estação) manter alimentação saudável e praticar atividades físicas. Mais uma recomendação importante é evitar a exposição ao frio, procurando sair de casa e fazer exercícios somente nas horas mais quentes do dia, como final da manhã e início da tarde.