Fique AlertaAlimentação


Cardápio de 7 dias auxilia no combate ao vício do cigarro



No próximo sábado, dia 29 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Combate ao Fumo. Segundo dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, mesmo com o número de fumantes caindo em 30% nos últimos nove anos no Brasil, o cigarro ainda está entre os maiores vícios dos brasileiros. Nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi explica como a alimentação pode ajudar a largar de vez o vício.

Segundo a profissional, ter iniciativa, força de vontade, acompanhamento médico e apoio de amigos e familiares são pontos essenciais para quem deseja parar de fumar definitivamente, e a alimentação também tem um papel importante nestes casos. “Adotar uma dieta equilibrada ao suspender o cigarro pode amenizar duas importantes consequências: o ganho de peso que a falta do cigarro pode ocasionar e é um fator desestimulante, e também a ansiedade e vontade de retornar aos antigos hábitos”.

Alimentos com propriedades calmantes ajudam nessa nova etapa: “a alface, espinafre e o maracujá são ótimos aliados, pois ajudam diminuir a ansiedade. Frutas cítricas como a laranja, a acerola e o abacaxi, ricas em vitamina C auxiliam na redução da secreção de cortisol, que é o hormônio presente em situações de estresse, além disso, elas combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células que é muito presente nos fumantes”, explica a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão.

“O leite semidesnatado e seus derivados magros contém as vitaminas do complexo B que possui propriedades relacionadas diretamente ao humor, ela é uma forte arma para quem pretende parar de fumar, além de possuir propriedades que relaxam a musculatura. Outro ponto positivo desses alimentos é que especialistas dizem que eles afetam diretamente no sabor do cigarro, o que pode favorecer o desinteresse do fumante”, diz Cintya.

Confira o cardápio que a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão elaborou para ajudar a parar de fumar:

Screen Shot 2015-08-25 at 12.49.37 PM
image-3600

Screen Shot 2015-08-25 at 12.50.43 PM
image-3601

 

Screen Shot 2015-08-25 at 12.51.25 PM
image-3602

 

Screen Shot 2015-08-25 at 12.51.52 PM
image-3603

 

 

Veja Também