O que é?
É um procedimento não invasivo que registra a atividade elétrica do coração quando o paciente está em repouso. O eletrocardiograma é capaz de definir o número de batimentos por minuto, além do ritmo do coração, identificando problemas como arritmias (alteração do ritmo normal), distúrbios de condução elétrica e eventuais sobrecarga das cavidades cardíacas.
Por que fazer o exame?
De acordo com a cardiologista Sandra Regina Arcêncio, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o ECG é um exame de praxe requisitado principalmente quando o paciente já tem histórico de hipertensão e outros problemas cardiológicos. “É um procedimento complementar de rotina para ajudar no diagnóstico médico. Geralmente, quando há queixa de cansaço, tontura, nós automaticamente pedimos este exame”. Além disso, esse é primeiro e mais importante exame que deve ser feito para o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio, ainda na sala de emergência
Como é realizado?
Com o paciente em repouso, é feita a limpeza do tórax, pernas e braços com gaze embebida em solução antisséptica. Em seguida, cerca de seis eletrodos são aplicados em diferentes partes do corpo, com o uso de um gel condutor que evita interferências durante o exame. A atividade elétrica do coração passa para os tecidos vizinhos, chega até a pele e é captada pelos eletrodos. Essa informação é enviada para um aparelho chamado eletrocardiógrafo, que a registra em um gráfico. Analisando o traçado, é possível verificar a sequência de batimentos e descobrir se o ritmo é normal e se a atividade cardíaca é rápida ou lenta.
Exige algum tipo de preparo específico?
Recomendações comuns para muitos exames não são necessárias para o ECG em repouso. “Não é necessário jejum nem beber água, por exemplo. Indivíduos com marcapasso também podem fazer. Mas se a pessoa fuma, ela precisa ficar pelo menos 30 minutos antes do exame sem fumar. Outro cuidado é que, se ela veio caminhando ou até mesmo se subiu um lance de escadas, é necessário descansar por cerca de dez minutos, para o ritmo de o coração voltar ao normal. Há também recomendação para que homens com muitos pelos no peito retirem um pouco, para que seja possível fixar bem os eletrodos”, esclarece a cardiologista.
Quando sai o resultado?
O procedimento demora cerca de cinco minutos e o resultado do exame é instantâneo.
Preço
Varia em torno de R$50 a R$80. Grande parte dos convênios cobre esse tipo de exame, que é disponibilizado também na rede pública.