Fatores de risco


Domingo é o Dia Nacional da Saúde: como você anda cuidando da sua?



Dia 5 de agosto é comemorado, por nós brasileiros, o Dia Nacional da Saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de afecções e enfermidades”.

Não podemos cuidar da rotina diária, tarefas e ocupações sem antes cuidar da saúde. A ocorrência de doenças, sejam elas graves ou não, atrapalham a realização de nossas atividades. Muitas enfermidades, porém, podem ser evitadas e não a são por falta de cuidados.

Atualmente, alguns dos principais problemas de saúde que acometem a população brasileira são as doenças cardiovasculares, como o infarto. As pessoas que já passaram por isso acreditam que esse acontecimento foi capaz de mudar diversos aspectos em suas vidas e cuidados com a saúde. Após terem se recuperado do choque, a maioria delas adotou novos hábitos, garantindo maior precaução contra novos ataques e também mais disposição em suas atividades diárias.

O jovem Stallone Rodrigues da Silva, com 25 anos de idade sofreu um infarto. Ele não possuía nenhum fator de risco aparente e nenhum de seus familiares mais próximos infartou. Stallone não fuma, não bebe e nunca usou drogas. Apesar disso, não costumava monitorar sua saúde por meio de exames e consultas de rotina e não sabia de um defeito em seu sistema circulatório que contribuiu para uma trombose em uma das vias que irrigam o coração.

Hoje ele reconhece a importância de cuidar da saúde do corpo e do coração: “Sinceramente, eu aconselho a todas as pessoas de qualquer idade a dar preferência às suas vidas. Quase todos ligam demais para o trabalho, não cuidando da alimentação e nem realizando exames e consultas de rotina. Por isso, acho muito importante (mesmo para os mais novos) o acompanhamento constante da saúde do corpo e do coração. Eu sou um grande exemplo disso, pois se eu tivesse conhecimento sobre o meu estado de saúde, talvez meu infarto não chegasse a acontecer”.

A ex-jogadora da seleção brasileira de basquetebol, Rosângela Ribeiro, sofreu um infarto a 10 dias de ir para um campeonato internacional no qual seria técnica. Ela nos conta como mudou seus hábitos depois disso: “O infarto foi um divisor de águas em minha vida. Depois dele, tudo mudou: parei de fumar e comecei a cuidar de minha saúde emocional. Hoje em dia, faço atividades físicas para diminuir meu peso, que aumentou após o infarto, além de acompanhamento médico, que é muito importante para quem já passou por tudo isso”.

Rosângela ainda alerta a todos sobre a importância de cuidar da saúde: “A fórmula da boa saúde é simples: realizar atividades físicas e nunca ter maus hábitos, como fumar. Todos nós temos infinitas possibilidades para ter uma vida mais saudável. A informação para a boa saúde e melhor qualidade de vida está ao alcance de todos”.

Veja Também