Fatores de risco


Quem tem diabetes é mais predisposto a infartos assintomáticos



diabetesDados de uma pesquisa divulgada pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) em 2013 revelam que, no período entre 2010 e 2013, o número de diabéticos no Brasil cresceu 76%. Caracterizado pela deficiência na absorção de glicose e consequente acúmulo na corrente sanguínea, o risco de ocorrência de infarto em diabéticos é de 2 a 4 vezes maior se comparado com um indivíduo que não tem a doença.

O alerta mais comum que se faz aos portadores de diabetes em relação a doenças cardíacas é quanto ao aumento da concentração de açúcar no sangue. Porém, é importante salientar que o diabetes altera as estruturas do coração, o que pode ocasionar um infarto assintomático ou com sintomas atípicos. “Este tipo de infarto é especialmente perigoso, pois é muito comum o paciente não procurar atendimento médico especializado. Por ser mais frequente em diabéticos, enfatizamos a importância de os portadores dessa doença fazerem avaliações periódicas da saúde do coração, mesmo sem sentir dores ou desconfortos”, afirma Carlos Dornas, cardiologista do Hospital do Coração do Brasil, em Brasília.

Aqueles que têm diabetes devem comparecer regularmente a consultas com cardiologistas e endocrinologistas, para que seja feito um acompanhamento completo. “A prevenção é a etapa mais importante no tratamento destes pacientes. Além disso, praticar exercícios físicos e manter uma dieta balanceada são atitudes cruciais para prevenir patologias do coração”, conclui.

Veja Também