O complexo trabalho que esse órgão realiza garante o funcionamento de todo o organismo
Em 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração, órgão que desempenha uma das funções mais importantes em nosso corpo: distribuir todos os nutrientes e oxigênio necessários às células do organismo. Além disso, também é atividade do coração recolher e eliminar as substâncias liberadas após o trabalho de cada uma dessas células.
Portanto, o trabalho do coração pode ser dividido em dois ciclos:
Para que todo esse amplo processo seja realizado, o coração está dividido em quatro cavidades: átrio e ventrículo direitos; átrio e ventrículo esquerdos. Formadas por músculos, essas partes são separadas por válvulas que permitem ou bloqueiam a passagem do sangue. Basicamente, o lado direito é responsável por enviar o sangue aos pulmões, enquanto o esquerdo impulsiona o sangue para o restante do corpo. Como o lado esquerdo e o direito não têm ligação, em nenhum momento o sangue venoso é misturado ao arterial. Além disso, os átrios recebem o sangue que chega ao coração, enquanto os ventrículos enviam o sangue aos órgãos.
Outra informação sobre o coração muito confundida a diferença entre veias e artérias: as veias levam sangue em direção ao coração. Já as artérias transportam o sangue do coração para o restante dos órgãos.
Agora que você já sabe como o coração desempenha sua função, nada mais conveniente do que relembrar alguns hábitos que ajudam a mantê-lo sempre em boas condições:
1) Não fumar, não consumir bebida alcoólica em excesso, nem usar drogas;
2) Monitorar seu peso, colesterol, pressão arterial e diabetes;
3) Praticar atividades físicas regularmente;
4) Alimentar-se de forma saudável, excluindo as frituras, alimentos processados, salgadinhos e excesso de gorduras;
5) Incluir gorduras “boas” na dieta, como: azeites extravirgem, peixes e oleaginosas (amêndoas, castanhas e nozes).