Fique Alerta


Dia Mundial do Combate ao Câncer de Mama: Você precisa se tocar e se cuidar!



 

Neste dia 19 de outubro é celebrado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Mama, doença causada pela multiplicação de células anormais que acabam por formar um tumor, podendo até mesmo atingir outros órgãos.

O tempo de desenvolvimento pode variar, sendo que em alguns casos o avanço é rápido, enquanto que em outros pode ser mais devagar.

De acordo com estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), neste ano o Brasil deve registrar mais de 65 mil novos casos da doença, que segundo o Atlas de Mortalidade por Câncer foi a causa de cerca de 18 mil mortes em 2019.

Além do aparecimento de nódulo, outros sintomas também podem ser:

  • Edema e retração cutânea
  • Dor
  • Inversão, descamação e/ou ulceração do mamilo
  • Hiperemia
  • Secreção papilar

Quanto mais rápida é a detecção do câncer, maiores são as chances de realizar tratamentos menos agressivos, atingir resultados satisfatórios e evitar mortes pela doença.

Para isso, a indicação primária é que a mulher conheça o seu corpo e saiba identificar algo diferente que possa surgir, como o nódulo, através do autoexame nas mamas, que deve ser realizado entre o 3º e 5º dia depois da menstruação, período em que as mamas estão mais flácidas e indolores.

Uma vez que o diagnóstico seja feito, o tratamento pode incluir mastectomias, cirurgias conservadoras e de reconstrução mamária, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento com anticorpos, sendo todos eles oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além da rede privada.

Veja Também