Fatores de risco


Como enfrentar momentos em que o cigarro faz falta



Só quem fuma sabe o quanto o cigarro é “indispensável” em alguns momentos do dia. Geralmente, a pausa depois de uma refeição, um encontro no bar com os amigos, ou até mesmo um café são verdadeiros gatilhos para uma tragada. É quase um ato reflexo, parece que não dá para dissociar um do outro.

Veja também: Parou de fumar? Lembre-se de tomar bastante água!

Entretanto, para quem quer parar de fumar, é fundamental entender essa relação para poder quebrá-la, acostumando o cérebro a um novo equilíbrio no mecanismo de estímulo e resposta. Isso, claro, não é tão fácil de se conseguir, e é aí que reside um dos principais desafios para os que querem abandonar o vício.

Já que não é possível abandonar eternamente alguns gatilhos (sair com os amigos ou beber um café), os especialistas sugerem adotar novos hábitos ou distrações em substituição ao cigarro. Por exemplo, escovar os dentes logo após as refeições. Ou chupar uma bala. Ou comer um chocolate. A ideia é associar a resposta do nosso cérebro à ansiedade a um hábito menos danoso.

O fato é que cada um pode escolher a sua própria solução. O importante é manter-se firme e preparado para lidar com as dificuldades que surgirão ao longo dessa trajetória, lembrando sempre que no final vai valer a pena.

Parar de fumar é uma forma de reduzir mortes por infarto!

Veja Também