Vídeos Vídeos

Cardiômetro mostra quantas pessoas morrem por dia vítimas de doenças do coração

Quantas pessoas você estima que morrem diariamente vítimas de problemas cardiovasculares? Saiba que o número é alto e vem preocupando bastante os especialistas. A Sociedade Brasileira de Cardiologia estima que sejam 950 pessoas por dia. Para se ter uma ideia, desde o início do ano até a data de hoje já foram registradas pelo “cardiômetro” da SBC mais de 16 mil mortes por doenças do coração. A grosso modo, seria como a queda de 2 boings 747 (que transportam mais de 400 pessoas) todos os dias. É muita gente, não é?

Veja também: Por que infartamos?

O cardiômetro foi inaugurado no final de 2015 no Rio de Janeiro, com o intuito de conscientizar os brasileiros acerca do problema. O totem itinerante registra as mortes causadas por doenças cardiovasculares em tempo real. Foi lançada também a versão digital do serviço, que pode ser acessada pelo endereço www.cardiometro.com.br.

O desafio da entidade, para os próximos anos, é conscientizar a população da importância de se prevenir mas, principalmente, fazer com que quem já tem algum fator de risco siga o tratamento e tome a medicação indicada pela vida toda.

No caso da hipertensão, do colesterol elevado e do diabetes, por exemplo, a adesão ao tratamento e o efetivo controle são inferiores a 20% das pessoas afetadas, segundo estudo da própria Sociedade. Apenas 15% dos doentes mantêm o tratamento dessas doenças crônicas ao final de um ano. Fique alerta: hipertensão não é somente uma “pressãozinha alta”.



SBC cria ferramenta que mostra em tempo real número de pessoas vítimas de doenças cardiovasculares.

Publicado em 21/01/2016