Campanha


Campanha busca prevenir morte súbita no futebol



A campanha “Jogue Seguro” é uma iniciativa com foco na promoção da saúde que vai trazer mais segurança para a prática do futebol, prevenindo as mortes súbitas. No futebol profissional, nos últimos 10 anos foi registrada ao menos uma parada cardíaca a cada mês em todo o mundo.

A partir de uma parceria entre a Fundación Mapfre e especialistas do Centro Médico de Excelência FIFA Ripoll e De Prado Sport Clinic e do Centro FIFA F-MARC (Medical Assessment and Research Center), foi desenvolvido o aplicativo CPR11, que apresenta um guia com 11 passos básicos sobre como agir durante os primeiros minutos de uma parada cardiorrespiratória.

Veja também: Numa parada cardíaca, nunca leve a vítima de carro até o hospital

O objetivo do aplicativo é evitar a chamada morte súbita, que pode acometer atletas durante a prática desportiva, principalmente o futebol. Disponível para iOS, Android e Windows Phone, o app é gratuito e está disponível para download nas lojas virtuais de cada sistema operacional.

A campanha já foi lançada na Espanha e em Portugal e agora chega ao Brasil com a  parceria do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que é um dos centros médicos de excelência da FIFA no Brasil.

Nos países onde a campanha foi lançada, a Fundación Mapfre conta com o apoio de jogadores de destaque no futebol mundial, como Sérgio Ramos, do Real Madrid e da seleção espanhola; Luís Figo, ex-capitão da Seleção de Portugal; Tiago, do Atlético de Madrid e da seleção portuguesa; Pepe e Fábio Coentrão, do Real Madrid e da seleção portuguesa. Outro importante nome a aderir à campanha na Espanha foi Rubem de la Red, jovem revelação espanhola que defendia o Real Madrid, mas que teve aposentadoria precoce em 2009, aos 24 anos, após um desmaio em uma partida.

A participação desses atletas e demais personalidades de renome do mundo esportivo acontece por meio de depoimentos realizados para o vídeo oficial da campanha. A versão brasileira conta com o depoimento de profissionais ligados ao esporte, como Kaká, Alexandre Pato, Marcelo, Elias, Formiga, Falcão do futsal, Tite, do ex-goleiro Marcos e do ex-jogador Roberto Rivelino, além de médicos ligados ao futebol, como dr. Pedrinelli, dr. Runco e dr. Hernandez.

“Em todo o mundo, são alarmantes os altos índices de morte causadas por paradas cardiorrespiratórias súbitas, provocadas muitas vezes pela prática esportiva sem acompanhamento médico. Para prevenir essas ocorrências e tornar os hábitos saudáveis de vida ainda mais seguros, a Fundación Mapfre uniu-se aos mais respeitados especialistas em medicina esportiva para oferecer recomendações simples e didáticas que possam salvar vidas”, diz Wilson Toneto, CEO da Mapfre Brasil.

No futebol profissional, por exemplo, nos últimos 10 anos foi registrada ao menos uma parada cardíaca a cada mês em todo o mundo.

Veja Também