Fique Alerta


Brasileiro acredita que câncer mata mais que doenças do sistema circulatório



examesGrande parte dos brasileiros desconhece que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no país. Para a maioria, é o câncer o maior responsável pelo número de óbitos.

Segundo pesquisa do Datafolha, feita a pedido do Instituto Oncoguia e divulgada em novembro de 2013, o câncer é responsável por 17% das mortes no Brasil, enquanto derrame e infarto respondem por 31%.

Ainda de acordo com o estudo, a desinformação é maior entre o público feminino, que teme o câncer ginecológico, mas não as doenças do coração, que matam 150 mil mulheres por ano.

Antigamente, as doenças que mais matavam no Brasil eram as infecciosas. Atualmente, quem está no topo da lista são as doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e diabetes. A melhora da condição socioeconômica da população, o estresse e o sedentarismo são alguns dos fatores que contribuem para o aumento no número de óbitos por doenças cardíacas.

Assim, é importante destacar que as principais causas da doença cardíaca são fumo, diabetes descontrolado, hipertensão e colesterol elevado. Indivíduos com histórico na família também devem ficar atentos, principalmente se o pai ou a mãe já manifestaram alguma enfermidade do tipo.

Veja Também