Atividade Física


Batimentos cardíacos ajudam no emagrecimento



Uma informação importante que pode ajudar quem quer perder peso praticando exercícios: o número de vezes que o coração bate por minuto, medida chamada de frequência cardíaca, está diretamente ligado à perda de gordura.

“Quanto mais elevada à frequência, mais energia o organismo irá consumir e, consequentemente, maior será a queima de gordura. Mas é extremamente importante que não se ultrapasse o máximo recomendado, pois o praticante pode ter complicações e até sofre um infarto”, alerta o cardiologista Michel Awab.

Para descobrir sua medida limite, basta fazer uma conta simples: 220 menos a sua idade. Por exemplo, para uma pessoa de 25 anos, a frequência cardíaca máxima será de 220 – 25 = 195 batimentos por minuto (bpm). A perda de peso ocorre quando os batimentos ficam entre 60% e 75% da frequência cardíaca máxima. Uma margem segura para não sobrecarregar o coração é chegar a até 85% da frequência máxima.

Veja o exemplo:

Fórmula: 220 – Idade = Frequência Cardíaca Máxima do indivíduo em bpm.

Para uma pessoa de 25 anos, as contas seriam:

220 – 25 = 195 bpm

195 x 60% (0,6) = 117 bpm (limite mínimo em que começa a haver perda de peso)

195 x 85% (0,85) = 165 bpm (limite de segurança)

Mesmo dentro do limite, é importante ficar atento a sinais como dores musculares e dificuldade para falar, pois indicam que o corpo está sendo exigido além do seu limite. É recomendável também ter em mãos um aparelho chamado frequencímetro, que mede os batimentos cardíacos em tempo real. Existem muitos modelos com preços que variam entre R$250,00 e R$3.000,00.

Tendo seus valores seguros, Awab recomenda se exercitar pelo menos três vezes por semana durante 20 minutos. “Esteira a passos largos e com o batimento cardíaco no máximo recomendável. Mas é importante lembrar que fazer atividade física dá fome, então é necessário se policiar na hora da refeição, pois os quilos perdidos podem rapidamente ir para o espaço”.

Veja Também