Exames


Diferença entre exame de sangue e perfil lipídico



exame medico
image-4988

Afinal, que informações um exame de sangue pode fornecer sofre a possibilidade de infarto?

Normalmente, o primeiro exame a ser solicitado em um check up, não necessariamente cardíaco, é o “hemograma”. No entanto, o hemograma é um tipo de exame diferente daquele requerido para abastecer o médico de informações básicas sobre a saúde cardíaca do indivíduo, ainda que ambos sejam feitos a partir da coleta de uma mesma amostra de sangue.

Tendemos a encara o “exame de sangue” como um exame único, mas, a rigor, um hemograma fornece informações sobre as células sanguíneas (plaquetas, hemácias e glóbulos brancos). O exame que analisa o sangue mas é voltado para a parte cardíaca é conhecido como “colesterol total” ou “painel/perfil lipídico”, e mede as concentrações de colesterol e triglicérides na corrente sanguínea.

O perfil lipídico leva em consideração, mais especificamente, os níveis de colesterol “ruim” (LDL), colesterol “bom” (HDL) e triglicérides (VLDL). Valores altos acusados no teste indicam maior risco de infarto do miocárdio, já que a maior quantidade dessas gorduras na circulação favorece a deposição de lipídios nos vasos sanguíneos.

Com os resultados verificados no exame e a partir de uma conversa com o paciente, além de análise de histórico familiar, o cardiologista poderá traçar um quadro do paciente e talvez solicitor outros exames mais específicos para então fazer recomendações e receitar medicamentos para diminuir ao máximo o risco de uma doença cardíaca.

Veja Também