Atividade Física


Entenda por que exercícios melhoram saúde cardíaca



Benefícios envolvem queima de gordura e melhora na circulação.

Praticar atividades físicas é uma das melhores alternativas para quem busca mais qualidade de vida e longevidade. Os benefícios são incontáveis, mas um dos mais significativos é a melhora no sistema cardiovascular e a redução do risco de infarto.

Isso a gente sempre ouve falar, mas por que os exercícios melhoram a saúde cardíaca? Ao movimentar o corpo, além do estímulo à circulação, há redução da pressão que o músculo cardíaco faz para bombardear o sangue por todo o corpo, o que diminui a sobrecarga arterial.

Veja também: Quem sofreu infarto pode fazer atividade física?

Os exercícios físicos também promovem a queima de gordura, resultando em aumento do nível de bom colesterol (HDL) e redução do nível de mau colesterol (LDL), um dos principais causadores do infarto.

Entre as várias modalidades, o ideal é praticar exercícios que elevem bastante frequência cardíaca, como corridas, natação, danças ou outras atividades aeróbicas.

É claro que a alimentação deve andar junto. É fundamental adotar uma dieta equilibrada, com o consumo correto de carboidratos, proteínas, gorduras (de preferência insaturadas e jamais as trans), vitaminas, minerais, fibras e água. Tome como base as seguintes proporções para montar um prato: 50% de hortaliças, 25% de proteínas, 12% de leguminosas e 12% de carboidratos.

O cuidado com o coração é mais que uma necessidade. As doenças cardíacas acometem cerca de 308 mil brasileiros por ano e são uma das principais causas de mortes no país. A prática de exercícios físicos regulares pode ser tão eficaz na redução de riscos de infarto quanto um medicamento, mas se você já faz uso de algum remédio, não abandone o tratamento!